As "2as Jornadas Técnicas de Inovação em Pavimentação – Misturas Betuminosas com Borracha Reagida e Ativada (RAR)" vão abordar as especificidades do projeto de Inovação que contribui para a sustentabilidade e resiliência das infraestruturas.
A Infraestruturas de Portugal realiza, no dia 18 de abril, as "2as Jornadas Técnicas - de Inovação em Pavimentação – Misturas Betuminosas com Borracha Reagida e Ativada (RAR)" para exposição deste novo projeto de Inovação e consequentes desenvolvimentos.
A iniciativa vai juntar empresas, académicos e profissionais da área das infraestruturas e pavimentação, no anfiteatro do LNEC, em Lisboa.
Perante a atual exigência de resiliência das infraestruturas, simultaneamente sustentáveis e de alto desempenho, as soluções de pavimentação seguem cada vez mais a ótica da economia circular com a incorporação de resíduos na sua conceção e construção.
A IP, em parceria com a Universidade Lusófona (UL), desenvolveram uma solução de betumes modificados com borracha reciclada de pneus usados, processo no qual a borracha recebe um tratamento prévio de reação e ativação - industrialmente denominado RAR, que permite uma maior incorporação de borracha nas misturas betuminosas através do procedimento de fabrico denominado via-húmida, sem exigência de equipamento específico e com maior estabilidade.
Neste contexto, procedeu-se à implementação de um trecho experimental na rede rodoviária nacional, especificamente na EN10, do km 48+000 ao km 49+600.
Face à avaliação de desempenho deste estudo de caso, a IP e a UL produziram o novo Caderno de Encargos Tipo Obra (CETO) para a IP, que especifica as características dos materiais, os métodos construtivos e o controle de qualidade, definindo critérios de medição com o respetivo dicionário de rubricas; o CETO que substituirá o anterior e que entrará em vigor em 2023.